COMO GERAR LUCRO ATRAVÉS DA SUSTENTABILIDADE?
Já parou para reparar que as empresas mais renomadas sempre
divulgam o que fazem para o meio ambiente? Que falam em suas campanhas sobre
produtos sustentáveis, “verdes” e naturais? Ou que sua produção não gera
impacto ao ambiente?
Estamos falando do marketing verde, e você vai descobrir
nesse post não só por que elas fazem, mas por que você também
deveria começar a investir nessa estratégia de marketing para a sua empresa ou agronegócio.
MAS O QUE É O MARKETING VERDE AFINAL?
De fato, a questão ambiental tem ganhado espaço no cenário
mundial, e assim, cada vez mais os consumidores têm se preocupado em comprar
produtos verdes ou de empresas aliadas a sustentabilidade.
Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental
e ecomarketing é definido por Kotler (um estudioso da área) como “um
movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos
ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”.
Mas esse conceito vai muito além. Segundo a AMA (American
Marketing Association), o marketing verde é um estudo dos aspectos positivos e
negativos das atividades de marketing em relação à poluição, esgotamento de
energia e recursos não renováveis.
Por isso estes são os aspectos do Marketing Verde:
- ecologicamente correto;
- economicamente viável;
- socialmente justo e
- culturalmente aceito
Gostou da ideia? Então vão algumas dicas para implementar:
E claro, é essencial ter criatividade e ser adepto às mudanças.
O próximo passo é divulgar!
O QUE SUA EMPRESA GANHA COM ISSO?
- “Ter
um diferencial em relação aos seus concorrentes;
- Ganhar credibilidade e
agregar valor à marca;
- Conquistar
a simpatia da população;
- Atrair
os consumidores mais conscientes;
- O marketing
de recomendação se torna uma consequência:
pessoas satisfeitas com a postura da empresa, começam a
recomendá-la para outras pessoas que também são ecologicamente
conscientes;
- “Green
is green“. Essa expressão não existe à toa: o marketing verde
tem provado que atrai mesmo as “verdinhas”;
- Acionistas
conscientes não investirão em empresas não-conscientes. Você não quer
correr esse risco;
- Atender
as exigências de consumidores cada vez mais exigentes nesse sentido;
- É um
investimento que te fará economizar ao longo do tempo.”
(Fonte: www.marketingdeconteudo.com)
E então, está pronto para dar esse passo em sua empresa?
Quer saber como a PQ junior pode te ajudar com isso? Confira
nosso serviço de Gestão Ambiental.
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