Marketing Verde

COMO GERAR LUCRO ATRAVÉS DA SUSTENTABILIDADE?






Já parou para reparar que as empresas mais renomadas sempre divulgam o que fazem para o meio ambiente? Que falam em suas campanhas sobre produtos sustentáveis, “verdes” e naturais? Ou que sua produção não gera impacto ao ambiente?
Estamos falando do marketing verde, e você vai descobrir nesse post não só por que elas fazem, mas por que você também deveria começar a investir nessa estratégia de marketing para a sua empresa ou agronegócio.

MAS O QUE É O MARKETING VERDE AFINAL?

De fato, a questão ambiental tem ganhado espaço no cenário mundial, e assim, cada vez mais os consumidores têm se preocupado em comprar produtos verdes ou de empresas aliadas a sustentabilidade.

Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing é definido por Kotler (um estudioso da área) como “um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”.

Mas esse conceito vai muito além. Segundo a AMA (American Marketing Association), o marketing verde é um estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, esgotamento de energia e recursos não renováveis.

Por isso estes são os aspectos do Marketing Verde:

  • ecologicamente correto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo e
  • culturalmente aceito
Gostou da ideia? Então vão algumas dicas para implementar:

Fonte: Sebrae Mercados

E claro, é essencial ter criatividade e ser adepto às mudanças.

O próximo passo é divulgar!

O QUE SUA EMPRESA GANHA COM ISSO?

  • “Ter um diferencial em relação aos seus concorrentes;
  • Ganhar credibilidade e agregar valor à marca;
  • Conquistar a simpatia da população;
  • Atrair os consumidores mais conscientes;
  • marketing de recomendação se torna uma consequência: pessoas satisfeitas com a postura da empresa, começam a recomendá-la para outras pessoas que também são ecologicamente conscientes;
  • Green is green“. Essa expressão não existe à toa: o marketing verde tem provado que atrai mesmo as “verdinhas”;
  • Acionistas conscientes não investirão em empresas não-conscientes. Você não quer correr esse risco;
  • Atender as exigências de consumidores cada vez mais exigentes nesse sentido;
  • É um investimento que te fará economizar ao longo do tempo.”

E então, está pronto para dar esse passo em sua empresa?
Quer saber como a PQ junior pode te ajudar com isso? Confira nosso serviço de Gestão Ambiental.

Comentários